quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Custo de oportunidade

Economicamente falando, ou melhor, escrevendo, Custo de oportunidade está directamente relacionado com princípio económico de que os recursos são escassos. Este princípio significa que os recursos são insuficientes para satisfazer todas as nossas necessidades, ou seja, sempre que é tomada a decisão de utilizar um recurso para satisfazer uma determinada necessidade, perde-se a oportunidade de o utilizar para satisfazer uma outra necessidade.
Lembro-me de dar este conceito no 10º ano com os meus tenros, simples 15 anitos no auge da minha carreira escolar e achar uma completa estupidez. Ir ao cinema ou ao teatro? Que tem? Vamos aos dois! Por que raio o custo de oportunidade existe? Não seriamos mais felizes com a sua completa inexistência?"
É verdade: nunca gostei de optar. Mata-me os poucos neurónios que restam depois destes 2 anos em Direito. Apesar do mui sábio Prof. Dr Pinto da Costa (não o presidente do FCP :p) dizer que temos cerca de 100 mil neurónios, temo que já não usufro a terça parte desse número.
Não me estou a inferiorizar com a pretensão de ser elogiada por vocês, caros leitores. Prometo.
Como os leigos dizem "Tempo e dinheiro são bens escassos". Tal tenho constatado muito frequentemente, principalmente quando entro num shopping.
"Escassez": palavra complexa, entristece muitos de nós, para não dizer a maioria. Devido à sua existência, encontro-me num dilema que me tira o meu maior prazer: dormir.
Sendo assim e fazendo juz, pela primeira vez, à minha fama, ajudem-me: não sei se devo optar por um saco da DKNY, Guess ou por uma estadia num spa. Ai, este custo de oportunidade deixa-me de rastos.
Finalmente, tenho fama e proveito!!!
Despeço-me deste modo com quase duas décadas de existência. Não querendo ser convencida (só superior): ao contrário da escassez e do custo de oportunidade, a minha existência neste mundo é fundamental para a humanidade.
Sem mais,

2 comentários:

Anónimo disse...

O teu tico e teco estão definitivamente à porrada, sua fútil :p Mas... escolhe o SPA! :D

Vou, FINALMENTE, e só quando as aulas já estão a decorrer, de férias! Exijo, desejo, pretendo, rogo até por ser massajada da pontinha dos pés à raiz dos cabelos. Já dizia o meu avô: o bébé que não chora, não mama!

Gerês, águas quentes, trilhos, linces, aventura, here we go! :D (e desta vez sem abelhas assassinas!)

Por ora vou masé para a cama curar esta gripe senão sábado trocidas-me.

Um beijinho

Iluminada

Anónimo disse...

Fique na cama o tempo que quiser ate sabado...senao la terei que fazer uma "festa" pijama xD