segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carpooling chega à cidade do Porto

Inserido no projecto europeu CiViTAS ELAN (www.civitas.eu), que reúne diversas cidades europeias com o objectivo de “... ‘mobilizar’ os cidadãos para um trabalho conjunto no desenvolvimento de soluções de mobilidade, limpas, garantindo saúde e acesso para todos”, a Câmara Municipal do Porto lidera um projecto-piloto que visa promover serviços inovadores e sustentáveis de transportes. Neste âmbito, uma empresa parceira do projecto está a desenvolver o estudo e desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade de transporte partilhado – Rota Partilhada.

O portal Rota Partilhada permite o planeamento e partilha de viagens em carros particulares, melhorando a qualidade de vida dos seus utilizadores, reduzindo custos e optimizando recursos.
Decorrente de um estudo de mercado realizado na área da Asprela, definiu-se o melhor serviço capaz de responder às necessidades de potenciais utilizadores. O sistema actual, na sua versão de teste, permite a cada utilizador registado procurar por viagens que satisfaçam os seus requisitos e/ou criar viagens de sua iniciativa que posteriormente poderão ser solicitadas por outros utilizadores e partilhadas. Se o utilizador pretende partilhar o seu próprio veículo ou viajar à “boleia”, depende apenas da sua escolha. O modelo desta plataforma define-se como sendo uma rede social de partilha de dados de perfil dos seus utilizadores, criação e gestão de grupos de amigos e criação e gestão de viagens.
Permite igualmente a avaliação dos utilizadores e gestores de viagens com o propósito de garantir maior confiança no serviço a partilhar.

O projecto Rota Partilhada traz mais vantagens e maior flexibilidade face à pesquisa de trajecto mais próximos para o melhor horário que responda às suas necessidades de deslocação, possibilitando poupanças tanto ambientais como financeiras, garantindo que deixa de viajar sozinho.
O Município do Porto participa neste projecto desde Setembro de 2008 a Setembro de 2012, promovendo a implementação de medidas de transporte urbano sustentável, limpo e económico, e apoiando a cooperação entre cidades e a disseminação de resultados dentro do espaço Europeu.

Não deixe de expressar a sua opinião, e de contribuir para o desenvolvimento de uma Cidade mais próxima das necessidades de cada um! Colabore acedendo a: http://www.rotapartilhada.com/

Sem comentários: