segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MALTA VS PORTUGAL


La Valletta: Grand Harbour




Guimarães: Oliveira


É tão bom voltar a casa...



Depois daquela língua estranha, daquele frio estonteante, daquela comida que metia nojo aos enojados, eis que, mais uma vez, senti aquela sensação reconfortante de pisar solo vimaranense, de respirar o nosso ar, de falar português...



De cada vez que saio deste meu canto, mais o valorizo, mais o sinto, mais o venero, mais percebo a sua autenticidade. Eu não sou uma mistura de culturas, não sou dali nem dacolá, não preciso de falar duas ou três línguas na minha cidade para me perceberem. Eu sou de Guimarães, vivo em Guimarães e aqui fala-se português.



Em Malta, a situação é completamente diferente. Fiquei com a triste ideia de que eles não sabem a sua origem, que não sabem de que é que são feitos. Valletta, a capital, é somente um pedaço de terra detentora de grandes edificios velhos de calcário, fazendo lembrar Marrocos, embelezada, unicamente, pela água que a rodeia. Os nomes das suas ruas remetem-nos para Londres. É uma cidade de altos e baixos, existindo uma avenida comercial, mas que em nada se assemelha à Oxford street da capital inglesa. Há uns que falam inglês, outros maltês. Maltês é uma mistura de inglês, alemão e italiano. É completamente incompreensível.

A cultura maltesa reflete as influências variadas dos países a governaram, como Inglaterra e Itália, mas não refecte a grandeza que caracteriza estes países.

Ora, caso queiram conhecer Malta, aconselho a visita a Valletta, mas a ficarem hospedados, por exemplo, em Sliema que é uma cidade que fica mesmo pertinho, mas é bem mais bonita. Ah e tentem ir a partir de Abril. Os preços dos hoteis disparam, mas compensa! Também levem a carteira bem abastecida, porque os restaurantes, cafés, bem como passeios de barco são carotes. A nível de recordações, não achei nada de anormal.


Como adoro vistas para o mar, de Valletta destaco: Grand Harbour. O passeio que dei por lá foi espectácular. Foi mesmo muito relaxante, apesar do frio que se fazia sentir.


Contudo, não pretendo voltar, nem me imaginava a lá ficar mais do que uma semana. Enfim, foi bom conhecer mais um país europeu.










Sem comentários: